quinta-feira, 5 de junho de 2008

1968: o ano que marcou o mundo (parte 3)


1968 também foi um ano muito agitado na política! Nessa postagem, você verá uma comparação entre o que faziam e o que fazem os políticos em 1968 e em 2008.

Vamos começar por Fernando Gabeira, hoje deputado federal pelo PV (Partido Verde), faz parte de uma ferrenha oposição ao governo Lula e defende idéias muito mais conservadoras do que no passado. Só pra se ter uma idéia, ele acreditava na revolução armada como a solução contra a ditadura. Hoje se mostra arrependido pois, devido aos seus inúmeros seqüestros e roubos praticados em prol da redemocratização, não tem o direito de entrar nos EUA. Na opinião dele a revolução armada só fez favorecer o recrudescimento (endurecimento) da ditadura, daí surgem os "anos de chumbo", definição na qual militares detestam que seja citada. É apelidado por alguns de seus adversários na política como o maior ecochato do Brasil.
Ex-membro do PT e braço de ferro do presidente Lula, José Dirceu era líder estudantil e defendia a luta armada. Embora socialista (como o próprio se declara), não apoiou a invasão da Thecoslováquia por tanques soviéticos, resistência ao protesto conhecido como Primavera de Praga, pois crê em um socialismo democrético ao invés de totalitário. Teve seu mandato de deputado federal cassado por envolvimento no escândalo do mensalão.

http://br.youtube.com/watch?v=4VlopEonJP8

O link acima mostra uma parte de um recente programa do Jô, o qual mostra uma acusação do senador do DEM do Rio Grande do Norte, José Agripino, fundamentada no fato de que a "dama de ferro" Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, promessa para sucessora do presidente Lula em 2010 teria mentido durante a ditadura. Ela afirmou que mentir na tortura não é fácil, mas na democracia se fala a verdade. Veja os comentários de Jô no vídeo, garanto que darão boas risadas!


Na foto vemos "Dilminha", assim como chama o presidente Lula. Será que será primeira presidente mulher do Brasil?

2 comentários:

Historiosos disse...

Senador Agripino Culatra! hehehehheh!

Historiosos disse...

Mais uma curiosidade sobre o deputado do Partido Verde Fernando Gabeira: ele criou um projeto de lei(atualmente parado no Congresso)que consiste na legalização da prostituição.

Veja o link no orkut:

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=42529027