Mesmo deposto e em exílio, Jango ainda ameaçava a ditadura no Brasil. Uma grande curiosidade que levanto aqui é sobre as voltas que a política dá. O jornalista Carlos Lacerda e o ex-presidente Juscelino Kubitschek (respectivamente, nas fotos) participavam com Jango de um movimento que lutava pela redemocratização do país: a Frente Ampla.
Quando citei as "voltas" dadas na política, estava querendo me referir a situação dessas três personalidades há um tempo atrás. Carlos Lacerda havia sido o responsável indireto pelo suicídio de Getúlio Vargas(o qual comentarei em outras postagens), muito próximo de Jango. Já o fundador de Brasília, Juscelino, declarou ter torcido para que Jango fosse deposto. Estavam juntos pela situação na qual atravessava o país, depois se rivalizariam. Os três morreram entre 1976 e 1977. Coincidência, não?
O mesmo acontece no caso Lula-FHC, durante a ditadura, é possível ver fotos dos dois unidos mas, depois, é cada um do seu lado (ou, como diz a música, cada um no seu quadrado). Hoje em dia, ainda é fácil ver políticos de partidos diferentes se unindo em pelo menos uma causa: aumento salarial! Isso sim, agora quando falamos em erradicação do analfabetismo, reforma agrária, reforma tributária, partidária e judicial, que é bom, acaba sendo deixado como promessa para as próximas eleições.

Nenhum comentário:
Postar um comentário