sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Getúlio Vargas, o presidente duas caras (parte 3)




Se você já está um tanto revoltado ao saber o que Getúlio fez no início de seu poder (diminuir a liberdade política com a criação dos interventores do Estado), vai ficar ainda mais indigando ao saber de algumas outors tristes episódios protagonizados pelo ditador populista.
Simpatizante da política dos ultra-direitistas Adolf Hitler e Benito Mussolini, Getúlio aparece nessa primeira foto fazendo a saudação romana (fascista) e, para surpresa de muitos, acompanhado de alguns senhores de batina. Tais senhores eram conhecidos por serem bondosos, mais próximos de Deus, ou puros (hoje são famosos pelos casos de pedofilia, mas esse é outro "podre" que com certeza terá seu lugar nas minhas futuras postagens). E foi como Napoleão Bonaparte dizia, "a religião é uma ótima maneira de manter pessoas comuns quietas", que Vargas estaria cumprindo um dos primeiros mandamentos do populismo, a proximidade com o divino.
Seu aliado, Adolf Hitler, também fazia essa mesma estratégia. A segunda foto mostra o nazista ao lado do Arcebispo Cesare Orsenigo, em 1935. Já em 20 de abril de 1939, Orsenigo celebrou o aniversário de Hitler, uma tradição criada pelo papa Pio XII. O católico Hitler justificava seu anti-semitismo (preconceito para com os judeus)com a seguinte frase: "Acredito hoje que estou agindo de acordo com o Criador Todo-Poderoso. Ao repelir os Judeus estou lutando pelo trabalho do Senhor".
Quem já viu o filme ou leu o livro "Olga" já deve ter uma noção do que Getúlio foi capaz de fazer: separar uma mãe de sua filha recém-nascida. Como era judia, a alemã Olga Benário foi levada aos campos de concentração e morta nas câmaras de gás. Essa crueldade foi feita pelo governo getulista para impedir a revolução marxista de Olga e seu marido Luís Carlos Prestes, que foi preso. Embora já tenha citado, é sempre interessante ressaltar que Prestes veio a apoiar Vargas depois de uns anos.

Obs.: Getúlio Vargas está bem no meio da primeira foto.

Um comentário:

Historiosos disse...

Gente, tem uma errata! Não lhes garanto que o homem no centro da foto esquerda é Getúlio. Devo pesquisar mais para pode garantir isso com precisão a vocês!
Obrigado!