sábado, 9 de agosto de 2008

Getúlio Vargas, o presidente de duas caras - parte 2



O estado de São Paulo estava revoltado. Tudo porque, após sua derrota na eleição, Getúlio Vargas aplicou um golpe, derrubando a Constituição e as assembléias legislativas. Ele também depôs os governadores de estado, substituindo-os por interventores federais até a criação de uma nova Constituição, que parecia não vir nunca. Estamos falando de dois longos anos! E, além da falta de liberdade, São Paulo não aturou o fato de deixar de ser o centro das atenções que era na República café com leite.
Toda essa insatisfação com o governo de "Getulinho" (assim chamado nos jingles da campanha de 1930, em que perdeu para Júlio Prestes, chamado de "Julinho"), provocou o maior conflito armado do século XX. Tal separação, bastante enaltecida por alguns paulistas com esse desejo, poderia e ainda pode prejudicar o resto do país. Só para ver a gravidade da situação, quase 50% do orçamento arrecadado da antiga CPMF, vinha dos bolsos dos paulistas. Ainda podemos ver esse interesse separatista em algumas comunidades orkutianas.
No início do conflito, os paulistas já estavam cantando vitória, diziam que "ganhariam sem nenhum tiro de fuzil". O motivo dessa grande confiança, era o apoio que teriam do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Mato Grosso. Mas, como isso não aconteceu, os paulistas recorreram a fuzis que não eram suficientes nas mãos de seus voluntários, que nem sabiam como manejá-los. Desarmados, os coitados recorriam a míseras armas psicológicas, como a matraca que imitava tiros de metralhadora.
O resultado não poderia ser outro: mais de 800 paulistas foram mortos por nada.

3 comentários:

Historiosos disse...

Outro detalhe importantíssimo que tenho a comentar é que se realizaram muitos saques nas cidades paulistas, a maioria deles realizados pelos rebeldes paulistas.
Já as tropas do governo, "pediam emprestados" os carros dos civis oferecendo-lhes um recibo que garantiria-lhes a devolução do veículo, que demorava muito a chegar e, em alguns casos, nem se entregava o recibo.

Historiosos disse...

Falei sobre a Revolução Paulista mas, em breve, falarei sobre a Revolução Pernambucana de 1817, a qual deu origem a bsndeira atual de nosso estado! Aguardem!

Obs.: Ah, finalmente "alimentei o bicho", professor Albino! Ele não via "comida" desde o mês passado. XD

Historiosos disse...

Explicando: o "bicho" é o blog e a "comida" são as postagens. Não sei se açguém agüenta comer só uma vez por semana, mas, tudo bem! XD